top of page

OTSS participa da 1ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz

Com a finalidade de ampliar o debate sobre o fortalecimento do SUS, evento abriu espaço para povos e comunidades tradicionais destacarem seu papel para o desenvolvimento de territórios sustentáveis e saudáveis


Promovida pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e a Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), a 1ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz ocorreu, no dia 08 de abril, no auditório do Museu da Vida, no Campus de Manguinhos (RJ). Com o objetivo de incentivar a reflexão sobre os desafios teóricos e práticos da Promoção da Saúde, na perspectiva do fortalecimento do SUS, a Conferência foi uma iniciativa do Programa de Pesquisa Translacional em Promoção da Saúde - (FioPromoS) da Fiocruz.


Promoção da saúde em territórios sustentáveis e saudáveis

Francisco Xavier, caiçara do Pouso da Cajaíba, e Júlio Karai Xiju, liderança da aldeia Sapukai de Angra dos Reis, participaram de mesas e rodas de conversa para compartilhar as experiências sobre a promoção da saúde dentro do contexto dos povos tradicionais. Ambos integram o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) e a equipe de colaboradores do OTSS e promovem ações integradas de defesa do território, educação diferenciada, saneamento ecológico, agroecologia e turismo de base comunitária em suas comunidades. Segundo eles, a articulação entre todas essas áreas se relaciona diretamente com a promoção da saúde para os seus povos.

"Para termos saúde, nós, povos tradicionais, temos que ter a garantia do território que protege a biodiversidade", pontuou Júlio Karai Xiju. Ele relata, por exemplo, que as pesquisas em saúde dependem diretamente das plantas. "Estamos preservando e lutando pela preservação ambiental e isso também contribui para a saúde da população toda", explicou.


"Essa conferência teve como um dos eixos principais a discussão dos territórios sustentáveis e saudáveis, e essa é uma formulação que nós, do OTSS, participamos desde o início", afirmou Mauro de Lima Gomes, coordenador de articulação político-institucional do OTSS. Segundo ele, o trabalho na Bocaina inspirou uma cooperação realizada pela Fiocruz junto à Funasa, que agora desenvolve uma ação no semi-árido inspirada na discussão sobre territórios sustentáveis e saudáveis.

83 visualizações0 comentário
bottom of page