top of page

Saneamento Ecológico do OTSS recebe prêmio da FioPromos

A tecnologia social foi apresentada durante o Primeiro Fórum Popular de Promoção da Saúde da Fiocruz no Rio de Janeiro


"O Saneamento Ecológico como Tecnologia Social para a Promoção da Saúde em Comunidades Tradicionais", trabalho oral apresentado por Francisco Xavier​, caiçara, permacultor e colaborador da equipe do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), foi premiado durante o Primeiro Fórum Popular de Promoção da Saúde da Fiocruz. Realizado durante os dias 2 e 3 de julho, o evento teve como objetivo integrar a sociedade civil na consolidação das políticas e práticas de saúde e sustentabilidade.


A apresentação integrou a Primeira Conferência de Saúde da Fiocruz, que havia sido interrompida no mês de abril por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro. A experiência do OTSS na área do saneamento também fez parte de uma roda de conversa sobre tecnologias sociais para a promoção da saúde. Desse momento participou Francisco Xavier, caiçara e permacultor que integra a equipe de colaboradores do OTSS e do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT).


Para saber mais sobre o Saneamento Ecológico


O Saneamento Ecológico é uma ferramenta que promove equidade, saúde e qualidade de vida, uma vez que é desenvolvido e construído de acordo com o contexto e realidade dos povos e comunidades tradicionais da região, integrando o respeito e diálogo com a sociobiodiversidade de cada território. O OTSS trabalha nessa área em busca de consolidar parcerias que façam com que essa ideia se torne uma política pública para que as comunidades possam ter autonomia na construção de saneamentos que respeitem o modo de vida tradicional e fortaleçam a permanência em seus territórios.

Por meio de conceitos da permacultura, bioconstrução e diversos outros saberes, comunitários e técnicos constroem ferramentas para sanear e promover a saúde em cada local. Recentemente, consolidou-se um guia prático para que qualquer pessoa possa construir seu saneamento ecológico.


Clique no link e acesse a cartilha "Caminho e cuidado com as águas" para que esses saberes sejam multiplicados!


História


O saneamento ecológico foi implementado em parte da Praia do Sono, comunidade tradicional caiçara de Paraty, por decisão do FCT. Até aqui, já foram construídos 11 módulos, incluindo na Associação de Moradores e na escola da comunidade. Para o saneamento na Praia do Sono, em vez de um sistema convencional, foi escolhido o Tanque de Evapotranspiração (TEVAP), tecnologia social que é detalhada no Guia.


A equipe de trabalho foi composta por técnicos e comunitários para que fosse garantida a participação social e a troca de saberes acadêmicos e tradicionais. Durante a construção dos módulos de saneamento, moradores da comunidade também foram formalizados e contratados como construtores para aprenderem a tecnologia e tornarem-se multiplicadores nas comunidades.


“O lançamento da cartilha representa um ganho não somente para o território como também a nível nacional porque estamos falando de saneamento ecológico, de construção de tecnologias sociais. E quanto mais tivermos publicações que possam falar a linguagem das pessoas e validar o que está sendo feito, mais isso estimula que a tecnologia seja reaplicada em outros territórios”, pontua Gustavo Machado, assessor técnico de saneamento que integra a equipe do OTSS.


Texto: Vanessa Cancian e Vinícius Carvalho

178 visualizações0 comentário
bottom of page