top of page

Encontro de Diálogos e Convergências “Saúde e Agroecologia” tem início no território da Bocaina


Com o objetivo ampliar o alcance das ações da Fiocruz o tema da promoção da saúde por meio da agroecologia, o Encontro de Diálogos e Convergências “Saúde e Agroecologia” está sendo realizado durante os dias 21 a 24 de novembro no Quilombo do Campinho em Paraty. A iniciativa está sendo realizada por meio da parceria entre Fiocruz, OTSS, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).


As experiências do território da Bocaina se unem às diversas iniciativas na área da saúde e da agroecologia das unidades da Fiocruz espalhadas pelo Brasil. Junto disso, toda a história e luta da ANA, da ABA e de outros movimentos sociais culminam neste encontro que integra parte de uma jornada de várias décadas na promoção da saúde, do bem viver e da agroecologia.


Encontro Saúde e Agroecologia Fiocruz

O encontro teve início com uma apresentação do grupo de dança afro do Campinho e em seguida lideranças da Associação de Moradores (Amoqc) deram as boas-vindas de abertura contextualizando a história de luta da comunidade. Na sequência, a programação continuou com as mesas de diálogo.


A escolha do território da Bocaina para sediar o encontro de saúde e agroecologia se deu pela importância de ter o território como espaço de produção das atividades que promovem a saúde e, entre elas a agroecologia” pontua Edmundo Gallo, coordenador geral do OTSS. Segundo ele, é de grande relevância para a Fiocruz um projeto que esteja aliado a um movimento social, como é o caso do OTSS, podendo promover transformações efetivas no território.



Queremos que isso reverbere para dentro da Fiocruz com outras experiências que trabalham com uma perspectiva territorializada, de promoção da saúde, de desenvolvimento sustentável como nós fazemos aqui. Dessa forma podemos aprender com o intercâmbio desse encontro e assim aprimorar essa abordagem para dentro da instituição”, salienta Gallo.

Nós temos aqui no território uma grande diversidade de assuntos que tem sido protagonizado pelas juventudes, pelas mulheres, fazemos turismo de base comunitária (TBC), agroflorestas e muitas outras ações que dialogam entre as comunidades”, declara Vagner do Nascimento, liderança do Fórum de Comunidades Tradicionais que é também coordenador do OTSS. Ele apresentou em sua fala de que forma as demandas de luta do FCT se alinham com as áreas de atuação do OTSS.


O Encontro segue com uma programação intensa de atividades e entre elas haverá vivências, seminários temáticos, rodas de conversa, barracão agroecológico, apresentações culturais e muita partilha de saberes.



 

Texto: Vanessa Cancian Fotos: Eduardo Napoli Editoração Eletrônica: Eduardo Napoli

420 visualizações0 comentário
bottom of page