top of page

Vivências agroecológicas nos diversos territórios marcam o segundo dia do Encontro


Visita agrofloresta do seu Valdevino - São Roque, Paraty

Espalhadas/os nas iniciativas de promoção de saúde e agroecologia que há no território da Bocaina, as/os participantes do encontro foram convidadas/os a vivenciar com os pés na terra e a mão na massa agroecologia e sua relação com a promoção da saúde em pontos estratégicos da região. Durante o dia 22 de novembro, o Encontro de Diálogos e Convergências “Saúde e Agroecologia” promoveu 10 vivências que aconteceram de maneira concomitante e multiplicaram as partilhas de saberes do evento.


O café da manhã teve início às 7h30 no Restaurante do Quilombo do Campinho e em seguida os dez grupos se dividiram em meios de transporte para se dirigir aos locais das vivências. Comunidades tradicionais indígenas, caiçaras e quilombolas, unidade básica de saúde, áreas de agricultura familiar e camponesa, espaços de ervas medicinais tradicionais foram algumas das atividades contempladas pela programação.


Visita na roça quilombola agroecológica - Quilombo do Campinho, Paraty

A comissão organizadora do Encontro construiu uma logística que contemplou grande diversidade de práticas para serem partilhadas com o público do evento. O formato das vivências permitiu que experiências agroecológicas em andamento no território pudessem ser conhecidas de perto por aquelas e aqueles vindos de longe e a troca de saberes se intensificou ainda mais.


Eu consumo alimentos agroecológicos, mas comprando direto na quitanda de uma amiga. Hoje eu andei, caminhei pelas roças, consegui imaginar o sol, a chuva, a agrofloresta sendo arada, plantada” comenta Ana Lúcia, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS). Segundo ela, as vivências fizeram com que as pessoas pudessem olhar de perto para a vida e os movimentos de promoção da agroecologia numa perspectiva ampla e diversa.


Visita agrofloresta do seu Valdevino - São Roque, Paraty

O Encontro de Diálogos e Convergências “Saúde e Agroecologia” está sendo realizado de 21 a 24 de novembro no Quilombo do Campinho em Paraty. Por meio da parceria da Fiocruz, OTSS, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).



 

Texto: Vanessa Cancian Fotos: Eduardo Napoli e Vanessa Cancian Editoração eletrônica: Eduardo Napoli


332 visualizações0 comentário
bottom of page