top of page

Nota de apoio do OTSS às famílias atingidas pelas chuvas no litoral norte de São Paulo



Diante do desastre decorrente das fortes chuvas ocorridas entre os dias 17 e 19 de fevereiro de 2023 no litoral norte do Estado de São Paulo, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), por meio do Observatório Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), expressam tristeza e manifestam solidariedade à população das cidades de Ubatuba, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Bertioga.


Neste momento, estamos atuando em articulação com o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) para apoiar as ações emergenciais de arrecadação e distribuição de mantimentos, produtos de limpeza e higiene, colchões, cobertores, água potável e demais itens necessários às comunidades atingidas (veja abaixo como contribuir).

Lamentamos profundamente a perda de vidas de famílias inteiras soterradas por deslizamento de terra, como aconteceu no bairro da Vila do Sahy, em São Sebastião. Também lamentamos os danos causados à Aldeia Rio da Silveira, em Bertioga, e às demais comunidades que seguem enfrentando os impactos desta tragédia.


Sabemos que a culpa não é das chuvas, e que muito precisa ser feito para que as políticas públicas e sociais alcancem de fato as origens do problema. Estes incluem a perigosa escalada do racismo ambiental e a indevida reparação às comunidades diante da escalada de impactos decorrentes de grandes empreendimentos que se expandem na região nas áreas de energia, habitação e infraestrutura.

A Fiocruz e o FCT, por meio do OTSS, se colocam à disposição para contribuir e pensar em ações estruturais e estruturantes de enfrentamento às mudanças climáticas que partam do protagonismo e da participação ampla das comunidades e famílias atingidas, sem o que estaremos na iminência de mais uma tragédia anunciada.


A luta pelo território deve apontar, sempre, para a produção de espaços saudáveis, sustentáveis e seguros para as comunidades.


***


Como contribuir com a Campanha Cuidar é Resistir do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT)




43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page