OTSS
Fiocruz OTSS
Fórum de Comumidades Tradicionais

OTSS Bocaina © 2018

55 24 998772176 - Rua Araponga - nº 502, (antigo: Rua Colibri - nº 16), Gleba 01, Lt 16-A, Caborê - Paraty - Rj - Brasil - Cep: 23970-000

  • Comunicação OTSS

OTSS participa de encontro de líderes globais na Índia

O evento teve como finalidade ampliar a formação de gestores públicos de países em desenvolvimento para a implementação em rede da Agenda 2030 da ONU

Realizado entre os dias 23 e 26 de abril na Índia, na cidade de Hyderabad, o encontro "ASCI and DIE/MGG International Conference: Training and Dialogue for the Implementation of the 2030 Agenda” teve como objetivo aprofundar a articulação entre servidores públicos de países em desenvolvimento para a implementação da Agenda 2030 da ONU. Participaram representantes de escolas de governo do Brasil, da Índia, da África do Sul, da China e da Indonésia, além de integrantes da Escola da ONU, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do governo alemão.


A equipe do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) representou a Fiocruz e o Brasil nesse encontro, realizado também com a finalidade de fortalecer as redes globais para implementação da Agenda 2030. "Participamos desta reunião junto a uma rede internacional para discutir a formação dos servidores públicos e lideranças que irão multiplicar a implementação da Agenda 2030 em seus países", conta Edmundo Gallo, coordenador geral do OTSS e servidor da Fiocruz.


Segundo Gallo, a Fiocruz já trabalha com a formação de servidores e lideranças que atuam no poder público no Brasil por meio de diversas escolas e instituições de educação. Ele apresentou, também, a experiência do OTSS no monitoramento e na avaliação da Agenda 2030 no contexto dos povos e comunidades tradicionais. "Conhecemos a experiência da Índia nesse processo e trocamos conhecimentos e propostas para o nosso projeto", completa.


O OTSS e a Agenda 2030


Os países que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram, durante a Rio+20, um termo de compromisso chamado de Agenda 2030. Essa agenda contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) que compõem metas e ações para serem alcançadas por todos os países até o ano de 2030.


Dentro do território da Bocaina, o OTSS atua de forma a ressignificar esses indicadores e criar estratégias territorializadas de avaliação e monitoramento dos ODSs, tendo em vista as especificidades das comunidades tradicionais.


Este trabalho já foi nacionalmente reconhecido por meio do Prêmio ODS Brasil, no qual o OTSS recebeu Menção Honrosa na categoria “Ensino, Pesquisa e Extensão”. A premiação, realizada em dezembro de 2019, teve como objetivo destacar iniciativas que já contribuem para a realização da Agenda 2030.


“Nossa grande força vem do trabalho por meio da ecologia de saberes, que faz associação do conhecimento técnico-científico com o conhecimento tradicional. Para o OTSS é muito importante receber esse título porque ele reconhece o acerto do nosso modo de governança participativo, que envolve o Fórum de Comunidades Tradicionais, a Fiocruz e diversos outros parceiros”, destacou Gallo.


Para saber mais sobre o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, clique aqui.


Para acessar relação de todas as práticas finalistas do Prêmio ODS Brasil 2018, clique aqui.

98 visualizações