Boletim Anual 2023 e videodocumentário trazem os destaques das ações no último ano.
Registro da formatura do Maré de Saberes, em agosto de 2023. Foto: Felipe Scapino
O Maré de Saberes foi o primeiro curso da Rede de Formação Socioambiental do Projeto Redes. A formação reuniu, durante o ano de 2023, 80 líderes comunitários quilombolas, indígenas e caiçaras dos municípios de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba. Exercendo a prática e método da pedagogia da alternância entre o tempo escola e o tempo comunidade.
Este foi um dos destaques do último ano do Projeto Redes e seus resultados, impactos e colheitas estão presentes no Boletim Anual 2023 e em um videodocumentário com esta e outras ações do projeto. As obras ressaltam a importância dessas ações na busca por um desenvolvimento sustentável, equilibrando o crescimento econômico com a preservação dos territórios tradicionais e a valorização e protagonismo político das comunidades. Confira o Boletim Anual 2023 completo: https://bit.ly/BoletimRedes2023
O Projeto Redes (novo nome do PEA Costa Verde) é fruto de uma parceria com a Fiotec/Fiocruz por meio do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Resultado de uma condicionante exigida à Petrobras pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, o Projeto Redes é uma política pública conquistada por comunidades tradicionais pesqueiras impactadas por empreendimentos de petróleo e gás natural no litoral norte de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro. Assista ao videodocumentário:
Comentarios