top of page

Caiçaras de RJ e SP destacam importância da cartografia social para a defesa de seus territórios


Qual é exatamente o território tradicional reivindicado pelos povos caiçaras da Costa Verde? Quais são suas demandas em relação à cultura? E o que eles têm a dizer sobre seu acesso à educação? Estas são apenas algumas das informações que serão reveladas pelo Projeto Povos, iniciativa que vai colocar de vez, no mapa do Brasil, os territórios, identidades e tradições de 64 comunidades tradicionais de Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e Ubatuba (SP).


Neste vídeo, representantes da Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC) destacam a importância do Projeto Povos para a defesa de 48 comunidades e localidades tradicionais caiçaras localizadas nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.


A realização do Projeto Povos é uma medida de mitigação exigida pelo IBAMA, no âmbito do licenciamento ambiental federal, da atividade de produção de petróleo e gás da Petrobras no Polo Pré-Sal. Quem executa é o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parceria entre o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


948 visualizações0 comentário
bottom of page