top of page

Curso de TBC em Paraty: acompanhe aqui todas as atualizações

  • Foto do escritor: Caroline Nunes
    Caroline Nunes
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Processo seletivo avança com publicação do deferimento das inscrições e segue cronograma até o início das aulas, previsto para abril de 2026; a formação gratuita contou com 108 inscrições

A formação gratuita em TBC contou com 108 inscrições.
Créditos: OTSS

As inscrições para o Curso de Formação Inicial e Continuada em Turismo de Base Comunitária (TBC) – Turma Paraty/RJ foram encerradas no dia 20 de fevereiro de 2026, com o total de 108 candidaturas registradas. O número expressivo confirma o interesse das comunidades tradicionais do município na qualificação profissional e no fortalecimento do TBC como estratégia de geração de renda, valorização cultural e desenvolvimento sustentável do território.

Conforme previsto em edital, foi divulgado nesta quarta-feira (25/02/2026) o Resultado do Deferimento das Inscrições, com a relação das candidaturas aceitas e não aceitas, de acordo com os critérios estabelecidos para participação no processo seletivo.

Segundo o item 4.1 do edital, disponível também no site do Colégio Pedro II, puderam se inscrever pessoas que atendessem aos seguintes requisitos: pertencer aos povos e comunidades tradicionais de Paraty/RJ; possuir escolaridade mínima de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), ainda que incompleto; e ter 18 anos completos no ato da inscrição.

A próxima etapa será a divulgação do Resultado Preliminar, que apresentará as 50 pessoas selecionadas para esta 1ª turma. Candidatas e candidatos que desejarem solicitar revisão do resultado do deferimento poderão encaminhar e-mail para tbc@cp2.g12.br, com a devida justificativa, exclusivamente nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2026. Após esse prazo, não serão aceitos pedidos de recurso.

O processo segue as etapas previstas em edital, reafirmando o compromisso com a transparência e com o fortalecimento do TBC como instrumento de autonomia comunitária e valorização dos saberes tradicionais.

Cronograma


A partir desta quarta-feira, 25/02/2026, foi divulgado o resultado das inscrições aceitas e não aceitas. Quem teve a inscrição não aceita pode pedir revisão enviando um e-mail para tbc@cp2.g12.br nos dias 26 e 27/02/2026. O resultado desses pedidos será divulgado em 03/03/2026.


No dia 09/03/2026, será publicado o resultado preliminar com os nomes das pessoas selecionadas. Caso alguém queira pedir revisão desse resultado, poderá também enviar e-mail nos dias 09 e 10/03/2026.


O resultado final será divulgado em 13/03/2026. As matrículas das pessoas aprovadas acontecerão entre 16 e 20/03/2026, e as aulas começam nos dias 07 e 08 de abril de 2026, marcando o início oficial da nova turma do curso.


Atenção: as demais informações serão atualizadas nesta publicação, de acordo com a data informada no cronograma. 


Última atualização: 25 de fevereiro de 2026.


Por Caroline Nunes


Comentários


bottom of page