top of page

Fiocruz e Fórum de Comunidades Tradicionais promovem diálogo entre ciência e saberes ancestrais para celebrar o Abril Indígena

  • Foto do escritor: Vinícius Carvalho
    Vinícius Carvalho
  • 13 de abr.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 15 de abr.

O evento Tekoha Reko Porã, que será realizado nos dias 28 e 29 de abril na aldeia Guarani Mbya Boa Vista, em Ubatuba/SP,  coloca em foco a importância dos determinantes sociais e culturais na promoção da saúde.


Aldeia Boa Vista sedia Tekoha Reko Porã: protagonismo indígena para a promoção da saúde


Nos dias 28 e 29 de abril, a comunidade indígena Guarani Mbya da Boa Vista (Ubatuba/SP) recebe o evento Tekoha Reko Porã: Caravana do Bem Viver. Para celebrar o Abril Indígena, a programação conta com diversas ações que visam promover saúde, cultura e o intercâmbio entre os povos da Mata Atlântica, fortalecendo a identidade, o bem-estar e o modo de vida guarani. 


É a segunda edição do projeto –realizado pela parceria entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), a Fiocruz Mata Atlântica (FMA), o Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz), o Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (PITSS), da Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz, o OTSS/Fiocruz, o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), o Inova Agroecologia Maricá, o Movimento Baia Viva e o Fórum Itaboraí. A programação foi criada e elaborada pela comunidade Guarani Mbya da Boa Vista para fortalecer e valorizar o Nhandereko (modo de vida tradicional guarani). 


Entre as atividades confirmadas, destacam-se rodas de conversa, cantos, danças e diversas oficinas: plantio de mudas de jenipapo, urucum e erva-mate, colheita e despolpa da Juçara, pintura corporal e artesanato. A celebração conta, ainda, com música, dança e gastronomia tradicionais guarani. E, para encerrar o evento em grande estilo, a segunda edição do Desfile da Beleza e do Bem Viver, que celebra a identidade, a arte e a autoestima indígena.


“A saúde guarani está relacionada ao ‘Nhandereko’. E essa força depende de manter vivos os saberes”, explica Ivanildes Kerexu, liderança indígena que coordena o Eixo Saúde e Bem Viver do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS). "Crescemos, curamos e nos fortalecemos com a medicina ancestral. Os saberes das nossas avós são os nossos tratamentos”. E destaca, também, que a Fiocruz compreende a saúde como um conceito mais amplo. “Não é possível falar de saúde sem falar dos determinantes sociais e da cultura", diz.

 

A Caravana do Bem Viver


Tekoha Reko Porã é parte da Quarta Caravana do Bem Viver, projeto permanente que promove a Ecologia de Saberes –trocas e diálogos entre a pesquisa científica e o conhecimento ancestral– em comunidades tradicionais do Rio de Janeiro e São Paulo. 


A Caravana do Bem Viver, uma iniciativa da Fiocruz e do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) por meio do OTSS, tem como objetivo principal a mobilização social, a formação de lideranças e a incidência política em prol de territórios sustentáveis e saudáveis. 


Para mais informações, acesse www.ots.org.br


***

 
 
 

Comentários


bottom of page