top of page

Oficina na Bocaina promove avaliação da Agenda 2030

Atualizado: 16 de nov. de 2018



O Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) desenvolve atividades de territorialização dos objetivos e metas da Agenda da ONU para o desenvolvimento sustentável (a Agenda 2030), adequando estas metas às necessidades locais. Entre os dias 25 e 26 de outubro de 2018, o OTSS promoverá, em sua sede em Paraty (RJ), uma oficina para discutir com os moradores de comunidades tradicionais da região uma avaliação deste processo. A atividade integra a Estratégia da Fiocruz para Agenda 2030 (EFA 2030) e faz parte das metas do Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (Pitss).


O Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) é uma articulação de povos caiçaras, indígenas e quilombolas da região de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (Foto: OTSS)

Durante o primeiro dia (25) de atividade serão apresentados os trabalhos e as experiências do território da Bocaina desenvolvidas pela equipe do OTSS. Indicadores, estratégias de avaliação e monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) territorializados, tendo em vista as especificidades das comunidades tradicionais.


Também fará parte da programação uma apresentação da linha do tempo da construção metodológica da avaliação e grupos de trabalho para analisar os indicadores e avaliar a efetividade das ações do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) e do OTSS na promoção do desenvolvimento sustentável e saudável. No dia 26, Rômulo Paes, especialista em política, planejamento e gestão em saúde do Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas) fará uma fala sistematizada sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos de trabalho e haverá uma construção coletiva dos próximos passos para a área da Agenda 2030 nesse território. 


OTSS, FCT e a Agenda 2030

O Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) é uma articulação de povos caiçaras, indígenas e quilombolas da região de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba que trabalha a defesa do território, da justiça socioambiental, a agroecologia, do desenvolvimento sustentável, entre outras pautas. Junto com esse processo, a Fiocruz consolidou uma experiência territorializada por meio do OTSS, que atua junto ao FCT no desenvolvimento sustentável dessas comunidades, buscando soluções para o Bem Viver.


O OTSS busca, ao mesmo tempo, comprovar as premissas acima e fortalecer a atuação FCT pelos direitos territoriais e a qualidade de vida. Quando se trata da Agenda 2030, o trabalho do OTSS consiste em monitorar indicadores direcionados ao território e criar índices do bem viver, que abarquem questões como conflitos socioambientais, garantia do território, modos de vida tradicionais, tendo como perspectiva uma visão conjunta dos 17 ODS para compor uma nova visão de mundo, um novo paradigma de análise.


*Com informações de Vanessa Cancian

Foto: Eduardo Napoli

24 visualizações0 comentário
bottom of page