OTSS
Fiocruz OTSS
Fórum de Comumidades Tradicionais

OTSS Bocaina © 2018

55 24 998772176 - Rua Araponga - nº 502, (antigo: Rua Colibri - nº 16), Gleba 01, Lt 16-A, Caborê - Paraty - Rj - Brasil - Cep: 23970-000

SANEAMENTO ECOLÓGICO

O Saneamento Ecológico é uma ferramenta promove equidade, saúde e qualidade de vida, uma vez que é desenvolvido e construído de acordo com o contexto e realidade dos povos e comunidades tradicionais da região, integrando o respeito e diálogo com a sociobiodiversidade de cada território.

 

O OTSS trabalha nessa área em busca de consolidar parcerias que façam com que essa ideia se torne uma política pública para que as comunidades possam ter autonomia na construção de saneamentos que respeitem o modo de vida tradicional e fortaleça a permanência em seus territórios. Por meio de conceitos da permacultura, bioconstrução e diversos outros saberes, comunitários e técnicos constroem ferramentas para sanear e promover a saúde em cada local.

 

A primeira experiência do projeto no território se deu com o Saneamento Ecológico que na comunidade caiçara do Sono construiu 11 módulos de fossas de evapotranspiração com bananeiras. Todo o processo, construído de maneira participativa integrou técnicos, lideranças comunitárias e parcerias com o poder público.

GUIA: CAMINHOS E CUIDADOS COM AS ÁGUAS - Faça você mesmo seu sistema de Saneamento Ecológico

Este guia foi elaborado pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) e contou com pesquisadores acadêmicos e tradicionais, lideranças comunitárias e com a participação dos atores locais e da comunidade caiçara. O projeto trouxe muitos aprendizados a partir das conversas e das dificuldades encontradas, que fazem parte de qualquer caminho.

 

Fizemos esse guia com a finalidade de apoiar a Comunidade da Praia do Sono e outras comunidades que queiram aprender a cuidar das suas águas e colocar a mão na massa.

 

Iremos mostrar aqui que há várias formas de cuidarmos das nossas águas e que o mais importante é realmente transformarmos nossa visão sobre esse assunto.

 

Assim, trazemos respostas, questionamentos e alternativas para o cuidado com as águas, com o esgoto e com o lixo. Este guia também traz o passo-a-passo para construir um tanque de evapotranspiração com superadobe. 

 

Para cuidar das águas não existe uma fórmula mágica e, sim, várias possibilidades. Cabe a cada um fazer a sua parte para cuidar do seu território e das pessoas. E podemos trabalhar juntos: atores locais, Prefeitura, órgãos ambientais e comunidade.