AGROECOLOGIA

A dimensão da agroecologia no OTSS é trabalhada por meio da perspectiva de ações territorializadas e do casamento com as formas de vida na relação homem natureza que se dá de maneira integrada nas comunidades tradicionais e utiliza seus recursos para manter suas culturas, tradições, e suas identidades.

 

A agroecologia promove o Bem Viver, a defesa dos territórios, a soberania e segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento socioeconômico e o equilíbrio da vida no planeta. Ademais, quando se fala de promoção da saúde, vale ressaltar que há uma relação da qualidade da alimentação que incide diretamente nos indicadores de saúde e há um esforço de diversas redes e articulações para convergir os diálogos na construção de territórios saudáveis em busca da promoção do bem viver e da agroecologia.

 

Fortalecer as atividades de agroecologia, que já são realizadas tradicionalmente nestas comunidades, é também um posicionamento político em defesa de um modelo produtivo contrário ao do agronegócio, que tem ameaçado não só a sobrevivência das comunidades tradicionais do Brasil, como também o equilíbrio da vida no planeta, além de alimentar um sistema socioeconômico gerador de desigualdades e injustiças.

 

A equipe do OTSS trabalha junto com os comunitários para fortalecer iniciativas agroecológicas já existentes nestas comunidades, disponibilizando recursos técnicos e materiais que fomentam o desenvolvimento destas iniciativas por meio de partilhas de experiências e saberes, troca de sementes, articulação em redes agroecológicas locais, regionais, estaduais e nacionais; além de apoiar a formação de Arranjos Produtivos Locais.

OTSS
Fiocruz OTSS
Fórum de Comumidades Tradicionais

OTSS Bocaina © 2018

55 24 998772176 - Rua Araponga - nº 502, (antigo: Rua Colibri - nº 16), Gleba 01, Lt 16-A, Caborê - Paraty - Rj - Brasil - Cep: 23970-000