WhatsApp Image 2022-03-28 at 13.41.18.jpeg

PUBLICAÇÕES POVOS

Qual é exatamente o território tradicional reivindicado pelos povos caiçaras da Costa Verde? Quais são suas demandas em relação à cultura? E o que eles têm a dizer sobre seu acesso à educação? Estas são apenas algumas das informações que serão reveladas pelo Projeto Povos, iniciativa que vai colocar de vez, no mapa do Brasil, os territórios, identidades e tradições de 64 comunidades tradicionais de Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e Ubatuba (SP).
 
A realização do Projeto Povos é uma medida de mitigação exigida pelo IBAMA, no âmbito do licenciamento ambiental federal, da atividade de produção de petróleo e gás da Petrobras no Polo Pré-Sal. Quem executa é o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parceria entre o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
 
Para saber mais, clique aqui.

0726db_8c3f70a6c99f4bb88a65b6fff25e246a_mv2.png

Península da Juatinga, Bacia do Carapitanga e Norte de Ubatuba.

Projeto Povos lança três publicações que trazem os resultados alcançados pela caracterização de 30 territórios tradicionais da Península da Juatinga, da Bacia do Carapitanga e do Norte de Ubatuba, situados no litoral norte de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro.

Para acessar a íntegra das três publicações,
clique nas imagens abaixo:

5.jpg
2.jpg
8.jpg
27_OTSS_FCT_Projeto_POVOS_MicroterritorioCajaiba_Juatinga_11e12_12_2019.JPG