top of page

AGENDA 2030

Os países que fazem parte das Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram, durante a Rio+20, um termo de compromisso chamado de Agenda 2030. Essa agenda contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) que compõem metas e ações para serem alcançadas por todos os países até o ano de 2030.
 

Dentro do território da Bocaina, o OTSS atua de forma a ressignificar os indicadores e criar estratégias territorializadas de avaliação e monitoramento dos ODSs, tendo em vista as especificidades das comunidades tradicionais. Assim, torna-se possível avaliar a efetividade das ações do FCT e do OTSS na promoção do desenvolvimento sustentável e saudável dessas comunidades, uma vez que o modo de vida tradicional já é em si sustentável, harmonioso com a natureza e não está diretamente relacionado a indicadores econômicos e monetários.
 

O trabalho do OTSS consiste também em monitorar indicadores que forem direcionados ao território. Por exemplo, a noção de pobreza e riqueza é monetarizada e medida em dólar e isso não faz sentido para as comunidades tradicionais. O que mede o Bem Viver desses povos são fatores pouco tangíveis para indicadores nesse plano. Por conta disso, temos como objetivo criar índices do bem viver que abarquem questões como conflitos socioambientais, garantia do território e condições para a reprodução dos modos de vida tradicionais desses povos.

bottom of page