top of page

Abertas inscrições para o VII Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade da UFF em Angra dos Reis (RJ)

  • Foto do escritor: Déborah Gérbera
    Déborah Gérbera
  • 18 de set.
  • 3 min de leitura

Encontro promovido pela UFF ocorre entre 05 e 08 de novembro de 2025 com apoio do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parceria entre a Fiocruz e o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT). Inscrições para participação e apresentação de trabalhos são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de setembro pelo site



Registro da sexta edição do Congresso, realizado em 2023: diálogo entre saberes na prática.
Registro da sexta edição do Congresso, realizado em 2023: diálogo entre saberes na prática.

Angra dos Reis (RJ) se prepara para sediar, entre 05 e 08 de novembro de 2025, um dos encontros mais importantes para o debate sobre pluralidade e equidade no Brasil. Com o tema “Ecologia de Saberes e Justiça Socioambiental: o Direito ao Bem Viver”, o  VII Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis é uma iniciativa do Instituto de Educação da UFF em Angra dos Reis (IEAR/UFF) e prevê mesas redondas, rodas de conversa, atrações culturais, oficinas, lançamentos de livros e mostra de cinema. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas, até o dia 30 de setembro, pelo site https://www.proex.uff.br/evento/?ev=11798  


“O Congresso, que chega em sua sétima edição, já faz parte do calendário de atividades do Instituto de Educação de Angra dos Reis. Este evento tem sido um espaço importante de reflexão e articulação local não apenas para nossa comunidade acadêmica, mas para toda a região. As relações entre saberes científicos, tradicionais e populares, entre academia, movimentos sociais, comunidades tradicionais e povos originários têm sido cada vez mais centrais nos horizontes de atuação da UFF", explica André Rodrigues, Diretor do Instituto de Educação da UFF em Angra dos Reis. 

Para isso, o Congresso convida de ativistas e estudantes a lideranças comunitárias que desenvolvam ações ou estudos relacionados à diversidade e interculturalidade. Propostas de trabalhos podem ser submetidas de forma gratuita, até o dia 30 de setembro, nas modalidades Comunicação Oral, Pôster ou Relatos de Experiência Popular/Vivências por meio deste link. 


“Viemos desde sempre construindo e apoiando esse Congresso, que se compromete com o tema da ecologia de saberes, justiça socioambiental e direito ao bem-viver. Isso é extremamente importante e traremos  nossa contribuição histórica, cultural e ancestral sobre esses temas. Que tenhamos um excelente encontro para fortalecer nossas lutas e as comunidades tradicionais do território”, destaca Vagner do Nascimento, coordenador do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) e coordenador geral do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parceria entre o FCT e a Fiocruz. 

O VII Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis é uma iniciativa do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação – Núcleo de Angra dos Reis-Paraty (SEPE Angra-Paraty), Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Sul Fluminense (Fórum EJA Sul Fluminense), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Conselho Municipal de Educação de Angra dos Reis (CME AR), Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ), Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT - IACS/UFF), Diretório Acadêmico de Formação de Professores (DAFF), Coletivo Ubuntu UFF (UBUNTUFF), Coletivo Diversifica, Centro Acadêmico Luísa Mahin (CALM), Centro Acadêmico Antônio Conselheiro (CAAC) e Centro Acadêmico Rui Ribeiro de Campos (CARRC), Superintendência de Documentação da UFF (SDC/UFF).


Serão, ao todo, dez eixos temáticos: 1. Educação para as Relações Étnicas Raciais; 2. Práticas Socioeconômicas, Culturais e de Saúde Alternativas; 3. Territorialidade, Sustentabilidade, Identidades e Comunidades Tradicionais; 4. Política LGBT, Gênero e Sexualidades; 5. Direitos Humanos, Religiões e Religiosidades; 6. Movimentos Sociais, Direitos Humanos e Políticas Públicas de Acesso e Permanência na Educação de Jovens, Adultos e Idosos; 7. Educação no Campo, Indígena, Quilombola, Caiçara, Ilhas, Sertões, Populações Itinerantes; 8. Diversidade Cultural, Inclusão e Acessibilidade; 9. Currículo, Práticas Pedagógicas e Interculturalidade; e 10. Infância e Diversidade.

Para saber mais, clique aqui


***


 
 
 

Comentários


bottom of page