top of page

Comunidades tradicionais expandem campanha contra Covid 19 para sete municípios de RJ e SP

Coordenada pelo Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), Campanha Cuidar É Resistir passa a apoiar comunidades indígenas, caiçaras e quilombolas de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, e de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

Diante do agravamento da pandemia de Covid 19, o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) expandiu a campanha “Cuidar é Resistir” para reforçar o apoio a territórios tradicionais impactados pela pandemia. Entre outras ações, a iniciativa visa arrecadar recursos para aquisição e distribuição de alimentos e ampliar trocas solidárias de pescado e produtos agroecológicos entre territórios indígenas, caiçaras e quilombolas (assista acima ao vídeo de lançamento da campanha).


“Neste momento difícil, precisamos apoiar as comunidades em diversas frentes: aquisição de alimentos, distribuição de material higiene, disseminação de informações confiáveis e reforço da economia solidária para que possamos ampliar as trocas de pescado e alimentos agroecológicos entre as próprias comunidades”, destaca Vagner do Nascimento, Coordenador do FCT e Coordenador Geral do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS).


Principal movimento de articulação de povos e comunidades tradicionais da Bocaina, o FCT é um movimento social que integra povos indígenas, caiçaras e quilombolas de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba para a luta conjunta em defesa de seus direitos e territórios tradicionais. Fundado em 2007, atua nas áreas de agroecologia, saneamento ecológico, educação diferenciada, pesca artesanal, turismo de base comunitária, cartografia social e justiça socioambiental a partir da liderança e protagonismo das próprias comunidades.



O FCT integra também a coordenação geral do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) ao lado da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição de ciência e tecnologia em saúde apontada pela OMS como referência em Covid-19 nas Américas. Criado em 2009, o OTSS é um espaço tecnopolítico de geração de conhecimento crítico, a partir do diálogo entre saber tradicional e científico, para o desenvolvimento de estratégias que promovam sustentabilidade, saúde e direitos para o bem viver das comunidades tradicionais em seus territórios.


“O impacto dessa crise sobre povos e comunidades tradicionais é extremamente grave e a Fiocruz se orgulha de ser parceira do Fórum de Comunidades Tradicionais na luta pela proteção destes territórios frente aos desafios da pandemia”, destaca Edmundo Gallo, pesquisador titular da Fiocruz e Coordenador Geral do OTSS.


Nova fase

Lançada em maio de 2020, a primeira fase da Campanha Cuidar é Resistir ocorreu por iniciativa de cidadãs e cidadãos de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba com o apoio do FCT. Neste período, foram distribuídas cerca de cinco toneladas de alimentos, máscaras, produtos agroecológicos e materiais de higiene para mais de mil famílias. Também foram adquiridas e distribuídas 1,5 toneladas de pescado das comunidades caiçaras da Almada e de Trindade, que complementaram as cestas básicas nos três municípios de atuação FCT.

Nesta nova fase, a campanha reforçará a ajuda humanitária e a divulgação de informações confiáveis em relação à pandemia e à segurança das vacinas. Outra mudança é a ampliação dos territórios atendidos. Se na primeira fase a campanha atuou junto aos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba, agora a campanha se articula também com comunidades tradicionais de Mangaratiba, no litoral sul do Rio de Janeiro, e de São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.


Entre as redes e instituições que apoiam a campanha estão Fiocruz, OTSS, Verde Cidadania, Junta Comunitária de Paraty, Ceasa, Prefeitura de Paraty, UFF, UNESP, Petrobras, Loja Canoa, Sesi, Sindipetro-LP, Fórum Sindical-LN e RJ, Fundo Fica, Viva Rio, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Comissão Guarani Yvyrupá (CGY), Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras (CNCTC), ONG Amigos na Preservação, Proteção e Respeito à Ubatuba (APPRU), Coletivo Neos e Ação Solidária Guarda-Vidas.


Contatos para doação:

comunicafct@gmail.com


Mangaratiba e Angra dos Reis:

Lucia (21) 99227-1057 e Fabiana (24) 99859-4411


Paraty:

Ariane (24) 99826-6214


Ubatuba:

Santiago (12) 99722-7672


Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela:

Sabrina (12) 99207-4727 e Helinho (12) 98135-6644


Dados bancários para contribuições


Verde Cidadania

CNPJ: 04.128.664/0001-91

Banco do Brasil

Agência: 2406-6

Conta Corrente: 16.307-4

228 visualizações0 comentário
bottom of page