top of page

Livro gratuito narra a trajetória do OTSS na promoção de territórios sustentáveis e saudáveis

Assinado por 37 autores, o livro tem como objetivo compartilhar os saberes, os processos de aprendizagem e as formas de atuação construídos com base na experiência do OTSS, uma parceria de dez anos entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT).

Já está disponível para download gratuito o livro “O Território Pulsa”, cujo objetivo é compartilhar com os atores que trabalham na área de promoção da saúde e desenvolvimento sustentável, especialmente do Sistema Único de Saúde (SUS), os saberes, os processos de aprendizagem e as formas de atuação construídos com base na experiência do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), registrada sistematicamente desde 2009.


O OTSS nasce da parceria entre o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apoiado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e pela Fiotec. Criado com o objetivo de promover o bem viver e ampliar o desenvolvimento sustentável nos territórios tradicionais da região da Bocaina, a iniciativa trabalha de maneira integrada com os povos caiçaras, indígenas e quilombolas, horizontalizando o saber científico e o saber tradicional.


O livro foi lançado, no dia 13 de julho, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Para fazer o download gratuito, clique aqui

565 visualizações0 comentário
bottom of page