OTSS procura Assessor(a) de Gestão
- Juliana Vilas
- 29 de set.
- 3 min de leitura

Resultado de uma parceria entre a Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz e o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) abre processo seletivo para a vaga de Assessor(a) de Gestão para apoiar o sistema de planejamento territorializado do OTSS, dando suporte ao monitoramento de ações e orçamentos das Coordenações do Observatório. Currículos devem ser enviados até o dia 03 de outubro de 2025, sexta-feira, por meio de formulário disponível aqui.
As candidatas e candidatos devem ter ensino superior completo em Administração, Economia, Gestão Pública ou áreas afins e, preferencialmente, residir no território de abrangência do OTSS (Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião ou Ilhabela).
Acesse, abaixo, o Termo de Referência completo.
Termo de Referência para Contratação de Assessor de Gestão
1. Objetivo
Contratar Assessor de Gestão para apoiar o sistema de planejamento territorializado do OTSS, dando suporte ao monitoramento de ações e orçamentos das Coordenações do Observatório. A assessoria desempenhará um papel estratégico no suporte às coordenações finalísticas do OTSS, monitorando a dimensão físico-financeira, articulando informações entre diversas coordenações e apoiando na integração e eficiência dos processos. Sua atuação contribuirá para a melhoria da governança institucional e o funcionamento do sistema de planejamento territorializado do OTSS.
2. Descrição das Atividades
O profissional irá contribuir com a integração dos processos de planejamento estratégico e monitoramento físico-financeiro da Coordenação a qual estará vinculado.
Participará também de reuniões presenciais de planejamento por mesoterritório. Terá compromisso com o cumprimento de prazos.
Dentre as atividades específicas podemos destacar:
· Dar suporte ao processo de planejamento físico-financeiro da Coordenação a qual estiver vinculado;
· Monitorar as ações realizadas e o orçamento executado pela Coordenação, utilizando a planilha de planejamento e o sistema Plancus como principais ferramentas;
· Apoiar a equipe da Coordenação no preenchimento da planilha de planejamento, oferecendo orientações e suporte técnico;
· Participar de reuniões do Colegiado de Gestão Integrada, contribuindo com informações atualizadas sobre o progresso das atividades;
· Acompanhar as atividades dos Grupos de Trabalho (GT) Financeiro, GT Planejamento, GT Fluxos e Processos, entre outros, garantindo alinhamento e conformidade com os objetivos institucionais;
· Manter diálogo constante com as Coordenações de Mesoterritório e demais coordenações para socializar informações e integrar as atividades planejadas.
· Construir documentos de cunho técnico para apoiar a Coordenação a qual estiver vinculado;
· Auxiliar na elaboração de relatórios periódicos de acompanhamento de suas atividades;
· Mapear e construir fluxos e processos ligados a Coordenação a qual estará vinculado;
· Facilitar diálogos entre diferentes saberes.
3. Competências e Qualificações
· O profissional a ser contratado deverá ter ensino superior completo em administração, economia, gestão pública ou áreas afins.
· No mínimo de 06 anos de experiência efetiva em projetos socioambientais, com desenvolvimento e gerenciamento de processos e procedimentos, ações de planejamento e monitoramento de atividades.
· Conhecimento em ferramentas de planejamento e controle orçamentário.
· Indispensável conhecimento sólido no pacote office, especialmente Excel.
· Experiência com sistemas de gestão em geral.
· Boa desenvoltura e agilidade na elaboração de relatórios técnicos.
· Desejável experiência com facilitação de grupos e diálogos entre saberes.
· Compromisso com prazos e qualidade na entrega de resultados.
· Habilidade de comunicação e articulação com diferentes áreas e equipes.
· Desejável experiência com movimentos sociais e comunidades tradicionais, de preferência, com comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas.
· Disponibilidade para viagens dentro do território de atuação do OTSS.
· Residir no território de abrangência do OTSS será considerado um diferencial.
4. Políticas Afirmativas
O OTSS prioriza a contratação de profissionais pertencentes a grupos sociais historicamente marginalizados, promovendo a diversidade em sua equipe.
5. Contratação e Remuneração
· O contrato terá vigência inicial de 12 meses, com possibilidade de renovação conforme desempenho e disponibilidade de recursos.
· A remuneração será compatível com as responsabilidades e qualificação exigidas para o cargo de Assessor Pleno 2.
Comentários