top of page

Casa dos Povos reunirá comunidades tradicionais de 6 países durante a FLIP

Atualizado: 9 de jul. de 2019

Lideranças caiçaras, quilombolas e indígenas estão entre os participantes do encontro, que ocorrerá em julho como parte da programação oficial da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP)


A Casa dos Povos será o espaço das comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e caiçaras de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba durante a FLIP, que ocorre entre os dias 10 e 14 de julho em Paraty (RJ). Um espaço para debates internacionais, lançamento de livros, atrações culturais, gastronomia tradicional, comercialização de artesanatos e divulgação de roteiros de turismo de base comunitária protagonizados pelos povos e comunidades tradicionais da Serra da Bocaina.


Um dos principais objetivos da Casa dos Povos será articular em rede territórios tradicionais da África, Europa e América Latina em torno de uma agenda comum pelo Bem Viver que leve em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e suas especificidades em relação aos povos e comunidades tradicionais. Já estão confirmados participantes de países como Angola, Bolívia, Chile, Colômbia, México e Portugal, além de lideranças de comunidades tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (Para saber mais, clique aqui).


A Casa também abrigará o lançamento oficial do Projeto Povos, iniciativa de cartografia social que realizará, até 2023, a caracterização de 64 comunidades tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba. A realização do Projeto Povos é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, e irá traçar um mapa inédito da situação atual das comunidades tradicionais da Serra da Bocaina (Para saber mais, clique aqui).


Outra iniciativa importante será a Tenda do Coletivo de Educação Diferenciada de Paraty, espaço que trará alunos de comunidades da costeira e da zona rural da cidade para discutir a relação entre educação e literatura desde a perspectiva dos povos e comunidades tradicionais (Para saber mais, clique aqui).


Casa Parceira da FLIP


A Casa dos Povos é uma das 23 Casas Parceiras da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), cuja edição deste ano homenageia o escritor Euclides da Cunha. Suas atividades são uma realização do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parceria de dez anos entre o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Petrobras - entidade financiadora do Projeto Povos - também apoia o encontro.


Entre as atrações culturais já confirmadas na Casa dos Povos estão o Coral Guarani da Aldeia Araponga, o grupo de samba do Quilombo do Campinho e o Grupo Folclórico de Fandango Caiçara. Haverá também gastronomia tradicional - preparada pelo celebrado restaurante do Quilombo do Campinho -, venda de artesanatos e divulgação de roteiros de turismo de base comunitária protagonizados pelos povos e comunidades tradicionais da Serra da Bocaina.


As atividades culturais da Casa dos Povos ocorrem na sede do OTSS (Rua Araponga - nº 502) no dia 13/07 (sábado), das 12h às 21h. Entre outras atrações, haverá o lançamento do livro “O Território Pulsa”, que narra a trajetória do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), e o lançamento de livros escritos por autores oriundos de comunidades tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba.


Programação aberta ao público - Dia 13/07


12h30 – 13h00 - Coral Kaa Guy da Aldeia Araponga 13h00 – 13h30 - Lançamento do Projeto Povos 13h30 – 14h - Lançamento do Livro "O Território Pulsa" 14h -14h30 - Lançamento de livros:

Currículos Diferenciados das Escolas Indígenas, Quilombolas e Caiçaras: Política e

Metodologia" - Prof. Domingos Nobre (IEAR/UFF) e Anna Vecchia, et al.

Livro dos alunos do 2o Segmento do Sono e Pouso, fruto do projeto "Uma outra história

de Paraty" - "O Sono, o Caiçara e a Luta" e "O Sono, o Caiçara e a Luta"

"Livro da Terra", "Palavrandando" e "Livro do Mar", de Santiago Bernardes 15h – 16h - Apresentação do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba 16h – 17h30 - Discotecagem com DJ Orkídea e DJ Bieta - Olinê Odara 17h30 – 20h - Roda de Samba com Boêmia do Samba 20h – 21h - Discotecagem com DJ Orkídea e DJ Bieta - Olinê Odara


Para saber mais sobre a Casa dos Povos, siga nossas redes:


Contatos para imprensa: otss.comunica@gmail.com

855 visualizações0 comentário
bottom of page