top of page

Guaranis celebram protagonismo indígena em mapeamento de aldeias de RJ e SP



Qual é exatamente o território tradicional reivindicado pelos povos Guarani da Costa Verde? Quais são suas demandas em relação ao saneamento? E o que eles têm a dizer sobre seu acesso à educação? Estas são apenas algumas das informações que serão reveladas pelo Projeto Povos, iniciativa que vai colocar de vez, no mapa do Brasil, os territórios, identidades e tradições de oito aldeias indígenas de Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e Ubatuba (SP).

Neste vídeo, representantes da Comissão Guarani Yvyrupá (CGY), - entidade que representa a etnia no sul e sudeste do Brasil - destacam a importância do Projeto Povos para a defesa de seus territórios tradicionais. Ao todo, serão caracterizadas oito aldeias com o apoio da CGY: Itaxi, Sapukai, Araponga, Rio Pequeno, Arandu Mirim, Boa Vista, Rio Bonito e Wutu Gauçu.


A realização do Projeto Povos é uma medida de mitigação exigida pelo IBAMA, no âmbito do licenciamento ambiental federal, da atividade de produção de petróleo e gás da Petrobras no Polo Pré-Sal. Quem executa é o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parceria entre o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para saber mais, clique aqui: https://www.otss.org.br/…/projetopovosrevelarasituacaodecom…

82 visualizações0 comentário
bottom of page