top of page

Ronaldo dos Santos é Secretário de Políticas Quilombolas do governo federal


Anielle Franco e Ronaldo dos Santos estarão no governo federal representando as comunidades tradicionais e a luta pela igualdade racial. Foto: Arquivo pessoal

Que boa notícia! Nosso parceiro Ronaldo dos Santos, do Quilombo do Campinho, em Paraty (RJ), toma posse nesta quarta-feira (11) como Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Ciganos. A secretaria está alocada no Ministério da Igualdade Racial, que será comandado por Anielle Franco, e é uma grande conquista não só para o país, como para o território.


Ronaldo é uma das lideranças da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) e atuou por muitos anos no OTSS trazendo grandes contribuições para a região como pesquisador e comunitário.


"Acreditamos que com apoio da militância e, com todo o acúmulo que a gente já traz de vida, a gente consegue sim encarar esse novo desafio e fazer a entrega que o nosso povo precisa, isso é o mais importante. Agradeço a todos! A minha vida é uma colcha de retalho, e vocês fazem parte dessa costura, não é? Então eu estou aqui pronto para o novo desafio! Vamos à luta!", afirmou Ronaldo ao informar do convite para o FCT e OTSS.


Na suas redes sociais a ministra reiterou o compromisso com as comunidades tradicionais: "As populações tradicionais terão um papel fundamental na nova gestão do governo! Trabalharemos juntas e juntos dentro do Ministério da Igualdade Racial para a promoção de políticas e direitos pra essas comunidades e povos. O Brasil do futuro está começando e será feito com e pela igualdade racial!"


É com muita honra e alegria que celebramos a indicação de um quilombola atuante na defesa dos povos tradicionais do Rio de Janeiro desde o final da década de 1990. Parabéns por mais essa grande conquista, Ronaldo, e por estar incansavelmente na luta e nos representando!


Seguimos juntos para Brasília na luta pelos direitos dos povos tradicionais!

65 visualizações0 comentário
bottom of page