top of page

Ivanildes Kerexu é a nova Coordenadora de Saúde Integral do OTSS

  • Foto do escritor: Juliana Vilas
    Juliana Vilas
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Importante liderança guarani e coordenadora do FCT, Ivanildes atua intensamente na articulação em defesa dos direitos e da saúde de povos e comunidades tradicionais. 


ree

Ao assumir a Coordenação de Saúde Integral do OTSS, parceria entre a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e o FCT, Ivanildes Kerexu fortalece o princípio da autonomia e do protagonismo indígena no desenvolvimento de políticas e projetos. A nomeação garante que as ações sejam construídas a partir da escuta ativa e do conhecimento acumulado pelas comunidades, promovendo não apenas a saúde, mas também a justiça social e ambiental nos territórios tradicionais.


Sobre Ivanildes Kerexu: 

  • É originária da Aldeia Yakã Porã (Rio Bonito), em Ubatuba (SP), parte da Terra Indígena da Boa Vista.

  • Tem rica experiência nas comunidades tradicionais, como agente de saúde, professora e liderança de referência na região. 

  • Tem história de militância e atuação em defesa das mulheres indígenas, sobretudo em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência

  • Foi presidente da Associação Comunitária Indígena Guarani (ACIGUA).

  • Atuou no Conselho Nacional de Educação Indígena e no Conselho de Saúde Local Indígena de São Paulo.

  • É coordenadora atuante do FCT, fundamental na articulação de ações conjuntas e no fortalecimento da cultura, economia solidária e defesa do território 

  • A atuação de Ivanildes no OTSS não é de hoje. Ela faz parte da equipe de articulação, em parceria com a Fiocruz. 


A nova Coordenação de Saúde Integral deverá ser pautada pela visão Guarani de Saúde e bem-viver, e pelas demandas das comunidades. Alguns alicerces da nova Coordenação:


→ Visão Holística da Saúde: abordagem que entende a saúde de forma ampla, interligada ao território, ao meio ambiente, à cultura e à qualidade de vida. Nesta entrevista à jornalista Caroline Nunes, Ivanildes explica um pouco da filosofia guarani.


→ Saneamento Ecológico: Ivanildes defende soluções de saneamento adequadas à realidade e à cultura das aldeias, como o saneamento ecológico --que ela considera o “primeiro passo para a soberania e saúde dos territórios”--e leva em conta a logística e as necessidades de materiais e métodos que funcionem melhor no contexto de cada comunidade.


→ Saúde Mental de Jovens Indígenas: Lidera a criação de estratégias para o cuidado com a saúde mental de jovens Guarani Mbyá na região da Bocaina. Esse trabalho, feito em parceria com a Fiocruz, busca resgatar e valorizar a cultura e tradição ancestrais como fatores de proteção e "caminhos que salvam vidas", em resposta a casos de sofrimento mental nas comunidades.


→ Medicina Tradicional: Participou ativamente da organização de Encontros de Saúde e Medicina Tradicional das Aldeias Guarani, com foco na troca de saberes com os mais velhos, diálogo com agentes de saúde e construção de viveiros de plantas medicinais. Compromisso total com a valorização e o fortalecimento da Medicina Tradicional Guarani.



Comentários


bottom of page