top of page

GOVERNANÇA VIVA

CARACTERIZAÇÃO DE TERRITÓRIOS

A caracterização de territórios tradicionais é essencial para entender a dinâmica e a especificidade de cada comunidade, respeitando sua história, cultura e relação com o território.


Este processo envolve a identificação e o mapeamento participativo dos territórios, considerando os aspectos físicos, biológicos, sociais e culturais que os definem.


Por meio dessa caracterização, buscamos fortalecer as bases para a defesa dos direitos territoriais das comunidades e orientar nossas ações de planejamento e gestão territorial a partir da realidade de cada território.

Prancheta 42 cópia 4.png
flor9.png
23_OTSS_FCT_Casa_Dos_Povos_Flip_11a14_07_2019.jpg

Robson Fernandes

Caiçara da Praia do Puruba, em Ubatuba/SP, e pesquisador comunitário do OTSS

O Projeto Povos mapeia e defende os territórios de comunidades tradicionais do sul do Rio de Janeiro ao norte de São Paulo. Acredito na união dos saberes técnicos e tradicionais para fortalecer as comunidades e garantir sua permanência nos territórios.

Prancheta 2 cópia.png
23_OTSS_FCT_Casa_Dos_Povos_Flip_11a14_07_2019.jpg

Fabiana Miranda

Coordenadora de Gestão Territorial do OTSS

Nosso trabalho tem como pilar a cartografia social insurgente. Entendemos ser fundamental que as cartografias produzidas por povos e comunidades tradicionais e comunidades periféricas de favelas resultem em mapas insurgentes, que precisam estar dentro de uma rede e, por sua vez, se comunicarem. 

Prancheta 2 cópia.png

NOTÍCIAS relacionadas

Prancheta 13 cópia.png

Projeto Povos inicia a caracterização dos territórios tradicionais localizados em áreas de influência da cadeia produtiva do petróleo do Pré-sal

Resultado de uma condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, projeto já caracterizou outros 98 territórios...

Fiocruz e FCT identificam 25 novos impactos da exploração de petróleo e gás em áreas do Pré-Sal 

Estudo identifica perdas e danos ainda não considerados em estudos de impacto ambiental que embasaram o licenciamento do Pré-Sal, uma das...

Movimentos sociais reivindicam caracterização de territórios tradicionais no licenciamento ambiental federal

Carta entregue ao Ibama pede a expansão de iniciativas como o Projeto Povos de Caracterização de Territórios Tradicionais, condicionante...

PUBLICAÇÕES 
relacionadas

Inventário, diagnóstico, e mapeamento turístico em suporte ao etnodesenvolvimento de comunidades quilombolas da região da Costa Verde, RJ, Brasil

Resultado de uma condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, projeto já caracterizou outros 98 territórios...

2019

Cartografia Social em Sala de Aula: Praia e Território em Angra dos Reis

RICHTER, M.; FOGAÇA, I.; OLIVEIRA, H.

Cartografia Social e Territórios em disputa nas praias de Angra dos Reis - Rio de Janeiro: uma experiência cartográfica em sala de aula

PAIXÃO, C. F.; OLIVEIRA, M.

Prancheta 13 cópia.png

TECNOLOGIAS SOCIAS relacionadas

CARTOGRAFIA SOCIAL DA PESCA

METODOLOGIA DE PROCESSO FORMATIVO DE BASE PARA DEFESA DOS TERRITÓRIOS TRADICIONAIS (CURSO BÁSICO MARÉ DE SABERES)

APOIO À CONSTRUÇÃO E RESTAURAÇÃO DE CASAS DE FARINHA

Prancheta 13 cópia.png

VÍDEOS relacionadOs

  • Youtube

Assista a todos vídeos da área

CARACTERIZAÇÃO DE TERRITÓRIOS

ODS relacionadOs

REALIZAÇÕES 

Realizamos a caracterização de 98 comunidades tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba por meio de processos de cartografia social (Projeto Povos).
Construímos uma plataforma de dados georreferenciada, 10 publicações e mais de 50 vídeos com os resultados da caracterização de territórios tradicionais (Projeto Povos).
Iniciamos o processo de caracterização de mais 121 comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas de Mangaratiba, Angra dos Reis (Ilha Grande), Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela (Projeto Povos).
Contribuímos com nossos dados para a plataforma Tô no Mapa e a Plataforma de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal.
Organizamos o Mapa de Perdas e Danos com mais de 50 impactos decorrentes de grandes empreendimentos identificados em comunidades tradicionais de São Sebastião (SP) à Baía de Angra dos Reis (RJ).
Apoiamos as comunidades na elaboração de Planos de Incidência Política para cada território caracterizado pela Fiocruz e pelo FCT por meio do OTSS em Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (Projeto Povos).
bottom of page