EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
EDUCAÇÃO DIFERENCIADA
Educação Diferenciada é um termo adotado pelo Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) que representa três dimensões da educação nos seus territórios: a educação intergeracional que sempre aconteceu nas comunidades tradicionais; a luta por políticas públicas permanentes defendida pelos Coletivos de Educação Diferenciada do FCT que atuam nos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela; e a incidência na educação escolar por meio de parcerias com Secretarias de Educação Municipais, Estaduais e IEAR/UFF, que propõe a reorientação curricular a partir de formações continuadas com professores que atuam em comunidades tradicionais.
Neste contexto, atuamos para buscar a ampliação do acesso à educação escolar nos territórios tradicionais e para a implantação de uma política de educação que considere as circunstâncias específicas destes territórios baseada em princípios político-pedagógicos que gerem autonomia para alunos, docentes e comunidades.



“
Domingos Barros Nobre
Professor associado do IEAR/UFF e Pesquisador do OTSS
A UFF é parceira do OTSS desde 2016 por meio do apoio às ações do Programa “Escolas do Território” (IEAR/UFF), que é um conjunto de projetos que coordeno. Somos parceiros, porque a educação diferenciada contribui para a promoção da saúde e a defesa dos territórios em busca de desenvolvimento sustentável.


“
Francisco Xavier Sobrinho (Ticote)
O OTSS fortaleceu a luta por uma educação diferenciada nas comunidades tradicionais, apoiando conquistas como a criação da primeira escola com ensino fundamental II em 2015. Com parceiros, seguimos lutando por ensino médio e pelo direito ao território.

NOTÍCIAS relacionadas

Coletivo de Educação Diferenciada de Paraty realiza Reunião Pública no Cine+ com autoridades, instituições parceiras e comunidades tradicionais
No dia 18 de junho de 2025 o Cine+, em Paraty/RJ, recebeu audiência para consolidar compromissos do poder público com as pautas de luta...
Lideranças Comunitárias de Mangaratiba se reúnem para pensar estratégias para educação diferenciada
Nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2023, a comunidade do Quilombo da Marambaia se reuniu com educadores e cursistas do Maré de Saberes....
PUBLICAÇÕES
relacionadas
Ensino de História na Educação Escolar Indígena e seus conceitos integradores
No dia 18 de junho de 2025 o Cine+, em Paraty/RJ, recebeu audiência para consolidar compromissos do poder público com as pautas de luta...
2020
Currículos alternativos e diferenciados na educação escolar indígena: uma perspectiva intercultural crítica
NOBRE, D. B.; VECCHIA, A. B. A.; OLIVEIRA, C. M. D.

VÍDEOS relacionadOs

ODS relacionadOs

REALIZAÇÕES

Contribuímos para a formação dos Coletivos de Apoio à Educação Diferenciada do FCT nos municípios de Paraty, Ubatuba, Angra dos Reis, Mangaratiba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Apoiamos encontros mensais de formação em educação diferenciada, beneficiando 56 professores e 750 alunos de escolas em 3 aldeias indígenas, 15 comunidades caiçaras e 3 quilombolas em parceria com Escolas do Território/UFF, Prefeitura, CPII e Coletivo de Educação de Paraty.

Apoiamos o ensino caiçara (6º ao 9º ano) na Praia do Sono e Pouso da Cajaíba, com 40 crianças atendidas e 1ª turma formada em 2019. Parceria: UFF, Prefeitura, Pedro II e Coletivo de Paraty.

Constribuímos para a luta por educação diferenciada (6º ao 9º ano) nas escolas do Campinho, Trindade, Paraty-Mirim, Mamanguá e Ponta Negra. Parceria: UFF, Prefeitura, Pedro II e Coletivo de Paraty.

Apoiamos a formação em educação diferenciada caiçara de 1º segmento nas escolas de Paraty, com coordenação da UFF, Colégio Pedro II e Secretaria Municipal de Educação.

Participamos da formação em educação diferenciada quilombola nas escolas dos Quilombos do Campinho e do Cabral, coordenada pela UFF e Prefeitura de Paraty.

Colaboramos com o Curso de Magistério Indígena do CIEGKKR, coordenado pela UFF, em parceria com SEEDUC/RJ e Programa Escolas do Território (IEAR/UFF).
