top of page

EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

Educação Diferenciada é um termo adotado pelo Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) que representa três dimensões da educação nos seus territórios: a educação intergeracional que sempre aconteceu nas comunidades tradicionais; a luta por políticas públicas permanentes defendida pelos Coletivos de Educação Diferenciada do FCT que atuam nos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela; e a incidência na educação escolar por meio de parcerias com Secretarias de Educação Municipais, Estaduais e IEAR/UFF, que propõe a reorientação curricular a partir de formações continuadas com professores que atuam em comunidades tradicionais.


Neste contexto, atuamos para buscar a ampliação do acesso à educação escolar nos territórios tradicionais e para a implantação de uma política de educação que considere as circunstâncias específicas destes territórios baseada em princípios político-pedagógicos que gerem autonomia para alunos, docentes e comunidades.

Prancheta 42 cópia 4.png
flor9.png
23_OTSS_FCT_Casa_Dos_Povos_Flip_11a14_07_2019.jpg

Domingos Barros Nobre

 Professor associado do IEAR/UFF e Pesquisador do OTSS

A UFF é parceira do OTSS desde 2016 por meio do apoio às ações do Programa “Escolas do Território” (IEAR/UFF), que é um conjunto de projetos que coordeno. Somos parceiros, porque a educação diferenciada contribui para a promoção da saúde e a defesa dos territórios em busca de desenvolvimento sustentável.

Prancheta 2 cópia.png
23_OTSS_FCT_Casa_Dos_Povos_Flip_11a14_07_2019.jpg

Francisco Xavier Sobrinho (Ticote)

O OTSS fortaleceu a luta por uma educação diferenciada nas comunidades tradicionais, apoiando conquistas como a criação da primeira escola com ensino fundamental II em 2015. Com parceiros, seguimos lutando por ensino médio e pelo direito ao território.

Prancheta 2 cópia.png

NOTÍCIAS relacionadas

Prancheta 13 cópia.png

Coletivo de Educação Diferenciada de Paraty realiza Reunião Pública no Cine+ com autoridades, instituições parceiras e comunidades tradicionais

No dia 18 de junho de 2025 o Cine+, em Paraty/RJ, recebeu audiência para consolidar compromissos do poder público com as pautas de luta...

Lideranças Comunitárias de Mangaratiba se reúnem para pensar estratégias para educação diferenciada

Nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2023, a comunidade do Quilombo da Marambaia se reuniu com educadores e cursistas do Maré de Saberes....

Rede de Formação Socioambiental do Projeto Redes inicia curso de Educação Diferenciada

Ao todo, serão oito cursos a serem realizados até 2025 com temas indicados por comunidades tradicionais e pesqueiras abrangidas pelo...

PUBLICAÇÕES 
relacionadas

Ensino de História na Educação Escolar Indígena e seus conceitos integradores

No dia 18 de junho de 2025 o Cine+, em Paraty/RJ, recebeu audiência para consolidar compromissos do poder público com as pautas de luta...

2020

Currículos alternativos e diferenciados na educação escolar indígena: uma perspectiva intercultural crítica

NOBRE, D. B.; VECCHIA, A. B. A.; OLIVEIRA, C. M. D.

Magistério indígena Guarani Mbya no Rio de Janeiro: em busca de uma perspectiva decolonial de educação diferenciada

NOBRE, D. B.; VECCHIA, A. B. A

Prancheta 13 cópia.png

TECNOLOGIAS SOCIAS relacionadas

EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVA DE REDE DE FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (COORDENAÇÃO POLÍTICO PEDAGÓGICA DO PROJETO REDES)

METODOLOGIA DE CONSTRUÇÃO CURRICULAR DIFERENCIADA (PROGRAMA ESCOLAS DO TERRITÓRIO)

Prancheta 13 cópia.png

VÍDEOS relacionadOs

  • Youtube

Assista a todos vídeos da área

EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

ODS relacionadOs

REALIZAÇÕES 

Contribuímos para a formação dos Coletivos de Apoio à Educação Diferenciada do FCT nos municípios de Paraty, Ubatuba, Angra dos Reis, Mangaratiba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.
Apoiamos encontros mensais de formação em educação diferenciada, beneficiando 56 professores e 750 alunos de escolas em 3 aldeias indígenas, 15 comunidades caiçaras e 3 quilombolas em parceria com Escolas do Território/UFF, Prefeitura, CPII e Coletivo de Educação de Paraty.
Apoiamos o ensino caiçara (6º ao 9º ano) na Praia do Sono e Pouso da Cajaíba, com 40 crianças atendidas e 1ª turma formada em 2019. Parceria: UFF, Prefeitura, Pedro II e Coletivo de Paraty.
Constribuímos para a luta por educação diferenciada (6º ao 9º ano) nas escolas do Campinho, Trindade, Paraty-Mirim, Mamanguá e Ponta Negra. Parceria: UFF, Prefeitura, Pedro II e Coletivo de Paraty.
Apoiamos a formação em educação diferenciada caiçara de 1º segmento nas escolas de Paraty, com coordenação da UFF, Colégio Pedro II e Secretaria Municipal de Educação.
Participamos da formação em educação diferenciada quilombola nas escolas dos Quilombos do Campinho e do Cabral, coordenada pela UFF e Prefeitura de Paraty.
Colaboramos com o Curso de Magistério Indígena do CIEGKKR, coordenado pela UFF, em parceria com SEEDUC/RJ e Programa Escolas do Território (IEAR/UFF).
Produzimos dossiês sobre a realidade educacional das comunidades.
bottom of page