top of page

EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

FORMAÇÕES ACADÊMICAS

Nossas propostas de formações acadêmicas têm como objetivo promover ações de ensino-aprendizagem que fortaleçam o diálogo entre os conhecimentos científicos e os conhecimentos tradicionais, com base na ecologia de saberes.


Tal abordagem valoriza a diversidade cultural e epistemológica, adotando metodologias participativas e pedagogias decoloniais que contribuam para a formação crítica dos diferentes sujeitos e grupos envolvidos.


Por meio de programas de ensino, pesquisa e extensão que consideram as realidades e necessidades das comunidades tradicionais, facilitamos o compartilhamento de experiências e saberes, articulando redes de colaboração que envolvem universidades, movimentos sociais, organizações não governamentais, órgãos públicos e comunidades.

Prancheta 42 cópia 4.png
flor9.png
23_OTSS_FCT_Casa_Dos_Povos_Flip_11a14_07_2019.jpg

Lício Caetano do Rego Monteiro

Coordenador de Pesquisa do OTSS

O OTSS é uma experiência singular de produção do conhecimento que pressupõe o encontro entre diferentes sujeitos e saberes, referenciados a um território. Para quem acompanhou desde o início sua trajetória, é bonito ver tudo isso que foi gerado a partir de sua ideia original.

Prancheta 2 cópia.png
23_OTSS_FCT_Casa_Dos_Povos_Flip_11a14_07_2019.jpg

Angélica Rodrigues

Assessora da Coordenação de Gestão de Saberes do OTSS

Atuar junto as formações acadêmicas é construir dia a dia espaços de aprendizagens onde saberes acadêmicos e  saberes tradicionais se encontram e confluem. Seja a partir dos estágios e residências, da pós-graduação Teresa, ou das nossas formações internas voltadas ao letramento de nossa equipe, tecemos com o território saberes que contribuem ao bem viver, saberes vivos, diversos e plurais.

Prancheta 2 cópia.png

NOTÍCIAS relacionadas

Prancheta 13 cópia.png

Pós-graduação TERESA abre inscrições para turma 2025-2026

Objetivo é reforçar as estratégias de identificação e desenvolvimento de tecnologias sociais, conhecimentos a partir da realidade do...

Pós-graduandos da Fiocruz vivenciam promoção da saúde e Agenda 2030 em comunidades tradicionais

Nos dias 12 e 13 de novembro, o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS) recebeu os alunos do Programa de...

Primeira turma do Curso de Pós-Graduação TERESA é selecionada com diversidade de público e projetos

Foram 118 inscritos para uma seleção de 40 candidatos que irão cursar as disciplinas da primeira edição da Pós-graduação em Gestão de...

PUBLICAÇÕES 
relacionadas

Conhecimentos tradicionais, cartografia social e currículo

Objetivo é reforçar as estratégias de identificação e desenvolvimento de tecnologias sociais, conhecimentos a partir da realidade do...

2022

Entre a Escola e a Casa de Reza: Infância, Cultura e Linguagem na Formação de Professores Guarani

NOBRE, D. B.; DE OLIVEIRA, C. M.; NEVES, P. H. S.

A negação da escola como forma social capitalista e os limites do Estado no diálogo com o movimento social: o caso da construção de política pública em educação diferenciada caiçara e quilombola em Paraty, RJ.

Roberta Lopo Bezerra

Prancheta 13 cópia.png

TECNOLOGIAS SOCIAS relacionadas

MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVA DE REDE DE FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (COORDENAÇÃO POLÍTICO PEDAGÓGICA DO PROJETO REDES)

ARTICULAÇÃO ENTRE PODER PÚBLICO E MOVIMENTO SOCIAL PARA PROMOÇÃO DE TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS E SAUDÁVEIS (OBSERVATÓRIO DE TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS E SAUDÁVEIS)

ARTICULAÇÃO ENTRE DIFERENTES ETNIAS PARA PROMOÇÃO DE DIREITOS DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS (FÓRUM DE COMUNIDADES TRADICIONAIS)

Prancheta 13 cópia.png

VÍDEOS relacionadOs

  • Youtube

Assista a todos vídeos da área

FORMAÇÕES ACADÊMICAS

ODS relacionadOs

REALIZAÇÕES 

Realizamos a capacitação “Territórios Saudáveis e Sustentáveis” em parceria com a Funasa, com foco em experiências e tecnologias para a promoção da saúde.
Integramos o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Atuamos na criação e realização do Curso Teresa (Gestão de Territórios e Saberes – IEAR/UFF), com turma iniciada em 2020. Parceiros: IEAR/UFF, NGI Paraty/ICMBIO e SAPÊ.
Apoiamos a participação de indígenas, caiçaras e quilombolas na formação VerSus – Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde.
Realizamos o Fórum Ciência e Sociedade contra Arboviroses com jovens do FCT e 4 prefeituras. Parceiros: Fiocruz, EPSJV, Museu da Vida, Santa Casa e prefeituras locais.
Realizamos a disciplina de inverno “Território, Determinação Socioambiental da Vida e Inovação Social” como parte do programa de pós-graduação em saúde pública e meio ambiente da ENSP/Fiocruz.
Recebemos residentes de três turmas da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP/Fiocruz e do Programa Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Saúde da População do Campo.
Acolhemos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, EGF/GEREB/FIOCRUZ – Brasília/DF, para atuação junto a Saúde Mental de PCTs.
Recebemos a turma da disciplina da Fiocruz para práticas sobre TBC, saneamento e educação no Campinho e Sono. Retomamos as formações “Mentes Abertas Corações Pulsantes” no OTSS.
bottom of page