EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
A educação ambiental crítica visa aprofundar as relações entre seres humanos, sociedade e natureza, promovendo uma reflexão crítica sobre as causas e consequências das crises socioambientais.
Por meio de práticas pedagógicas que estimulam o pensamento crítico e a ação transformadora, este enfoque incentiva a participação ativa de cidadãs e cidadãos na busca por soluções sustentáveis e justas para os problemas ambientais.
Neste contexto, oferecemos suporte técnico e material, facilitamos a partilha de experiências e saberes e estimulamos a participação popular, especialmente no contexto do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos que afetam os territórios tradicionais.



“
Hugo Vilela
Coordenador de Integração Territorial do Mesoterritório RJ do OTSS
Esta é uma iniciativa inovadora para a ampliação da agenda com foco em saúde dos povos e comunidades tradicionais, sobretudo na dimensão das estratégias de fortalecimento dos territórios tradicionais a partir do equilíbrio dos saberes científico e tradicional.


“
Aline Tavares
Coordenadora geral do Projeto Redes
O OTSS fortalece a Educação Ambiental Crítica no território por meio do Projeto Redes, construindo uma rede de formação que valoriza o território como educador. A defesa dos direitos e modos de vida das comunidades é central para um desenvolvimento sustentável e justo.

NOTÍCIAS relacionadas

Rede de Formação Socioambiental do Projeto Redes avança no litoral Sul do RJ e Norte de SP
Boletim Anual 2023 e videodocumentário trazem os destaques das ações no último ano. Registro da formatura do Maré de Saberes, em agosto...
Comunidades tradicionais de RJ e SP realizam reuniões públicas sobre o Pré-Sal com representantes do IBAMA e da Petrobras
Organizados pelo Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) com o apoio do OTSS, encontros destacam desafios e direitos de comunidades...
PUBLICAÇÕES
relacionadas
Ensino de História na Educação Escolar Indígena e seus conceitos integradores
Boletim Anual 2023 e videodocumentário trazem os destaques das ações no último ano. Registro da formatura do Maré de Saberes, em agosto...
2020
Currículos alternativos e diferenciados na educação escolar indígena: uma perspectiva intercultural crítica
NOBRE, D. B.; VECCHIA, A. B. A.; OLIVEIRA, C. M. D.

TECNOLOGIAS SOCIAS relacionadas
.jpg)
MODELO DE GESTÃO PARTICIPATIVA DE REDE DE FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (COORDENAÇÃO POLÍTICO PEDAGÓGICA DO PROJETO REDES)

VÍDEOS relacionadOs

ODS relacionadOs

REALIZAÇÕES

Iniciamos a Rede de Formação Socioambiental do Projeto Redes com 111 comunidades tradicionais de 7 municípios em parceria com Ibama, Petrobras, Fiotec, UFF e Unesp.

Realizamos o Maré de Saberes, 1º curso da Rede de Formação do Projeto Redes, com cerca de 75 lideranças jovens, adultas, indígenas, caiçaras, quilombolas, marisqueiras e pescadores.

Realizamos oito cursos com parceiros da Rede de Formação Socioambiental do Projeto Redes, abrangendo cerca de 175 participantes.

Apoiamos a formação e participação de educadores e comunitários em reuniões e audiências públicas relacionadas à exploração do Pré-sal na Bacia de Santos.

Elaboramos metodologias de educação popular para formação política e atuação na gestão ambiental, com foco no licenciamento da cadeia de petróleo e gás na Bacia de Campos.
