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EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

Educação Diferenciada é um termo adotado pelo Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) que representa três dimensões da educação nos seus territórios: a educação intergeracional que sempre aconteceu nas comunidades tradicionais; a luta por políticas públicas permanentes defendida pelos Coletivos de Educação Diferenciada do FCT que atuam nos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Paraty, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela; e a incidência na educação escolar por meio de parcerias com Secretarias de Educação Municipais, Estaduais e IEAR/UFF, que propõe a reorientação curricular a partir de formações continuadas com professores que atuam em comunidades tradicionais.


Neste contexto, atuamos para buscar a ampliação do acesso à educação escolar nos territórios tradicionais e para a implantação de uma política de educação que considere as circunstâncias específicas destes territórios baseada em princípios político-pedagógicos que gerem autonomia para alunos, docentes e comunidades.

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Domingos Barros Nobre

 Professor associado do IEAR/UFF e Pesquisador do OTSS

A UFF é parceira do OTSS desde 2016 por meio do apoio às ações do Programa “Escolas do Território” (IEAR/UFF), que é um conjunto de projetos que coordeno. Somos parceiros, porque a educação diferenciada contribui para a promoção da saúde e a defesa dos territórios em busca de desenvolvimento sustentável.

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Francisco Xavier Sobrinho (Ticote)

O OTSS fortaleceu a luta por uma educação diferenciada nas comunidades tradicionais, apoiando conquistas como a criação da primeira escola com ensino fundamental II em 2015. Com parceiros, seguimos lutando por ensino médio e pelo direito ao território.

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EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

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ACHIEVEMENTS

Contribuímos para a formação dos Coletivos de Apoio à Educação Diferenciada do FCT nos municípios de Paraty, Ubatuba, Angra dos Reis, Mangaratiba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.
Apoiamos encontros mensais de formação em educação diferenciada, beneficiando 56 professores e 750 alunos de escolas em 3 aldeias indígenas, 15 comunidades caiçaras e 3 quilombolas em parceria com Escolas do Território/UFF, Prefeitura, CPII e Coletivo de Educação de Paraty.
Apoiamos o ensino caiçara (6º ao 9º ano) na Praia do Sono e Pouso da Cajaíba, com 40 crianças atendidas e 1ª turma formada em 2019. Parceria: UFF, Prefeitura, Pedro II e Coletivo de Paraty.
Constribuímos para a luta por educação diferenciada (6º ao 9º ano) nas escolas do Campinho, Trindade, Paraty-Mirim, Mamanguá e Ponta Negra. Parceria: UFF, Prefeitura, Pedro II e Coletivo de Paraty.
Apoiamos a formação em educação diferenciada caiçara de 1º segmento nas escolas de Paraty, com coordenação da UFF, Colégio Pedro II e Secretaria Municipal de Educação.
Participamos da formação em educação diferenciada quilombola nas escolas dos Quilombos do Campinho e do Cabral, coordenada pela UFF e Prefeitura de Paraty.
Colaboramos com o Curso de Magistério Indígena do CIEGKKR, coordenado pela UFF, em parceria com SEEDUC/RJ e Programa Escolas do Território (IEAR/UFF).
Produzimos dossiês sobre a realidade educacional das comunidades.
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