top of page

ECONOMIA SOLIDÁRIA

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

Baseado na gestão local e na participação ativa das comunidades na concepção, desenvolvimento e operacionalização das atividades turísticas, o Turismo de Base Comunitária (TBC) oferece uma alternativa ao modelo convencional de turismo, que muitas vezes resulta em exclusão social, degradação ambiental e perda de identidade cultural.


Ao invés disso, o TBC valoriza o patrimônio natural e cultural das comunidades, promovendo uma interação respeitosa e enriquecedora entre visitantes e anfitriões. Isso não apenas ajuda a preservar as tradições e o meio ambiente, mas também estimula a defesa do território e o desenvolvimento econômico local de forma equitativa, gerando novas perspectivas de incremento em saúde e bem-estar às comunidades envolvidas.


Neste contexto, atuamos em parceria com a Rede de Turismo de Base Comunitária do Fórum de Comunidades Tradicionais, a Rede Nhandereko, oferecendo suporte técnico e material, facilitando a partilha de experiências e apoiando a incubação de empreendimentos comunitários.

Prancheta 42 cópia 4.png
flower9.png
23_OTSS_FCT_Casa_Dos_Povos_Flip_11a14_07_2019.jpg

Sérgio Salvati

Assessor em Turismo de Base Comunitária da Incubadora de Tecnologias Sociais do OTSS

"As experiências que venho vivenciando na Incubadora de Tecnologias Sociais do OTSS, articulando redes de coletivos e de pessoas para o turismo de base comunitária, tem se mostrado um desafio gratificante ao perceber o potencial que temos para incrementar a saúde e o bem-estar das pessoas no território".

Prancheta 2 cópia.png
23_OTSS_FCT_Casa_Dos_Povos_Flip_11a14_07_2019.jpg

Luciene Santos

Pesquisadora Comunitária.

"O Turismo de Base Comunitária tem grande importância nas comunidades. É uma atividade que agrega várias frentes: agroecologia, pesca artesanal, gastronomia, e todos os saberes tradicionais. Ele fortalece as práticas culturais, os coletivos, e dá à comunidade autonomia e protagonismo, gerando renda de forma coletiva. Valoriza os mestres e os griôs e é um forte instrumento na luta pelo território."

Prancheta 2 cópia.png

RELATED NEWS

Prancheta 13 cópia.png

Rede Nhandereko oferece experiências autênticas de Turismo de Base Comunitária em comunidades tradicionais de RJ e SP

Está oficialmente lançada a central de comercialização dos roteiros de Turismo de Base Comunitária (TBC) da Rede Nhandereko. Idealizada...

Rede Nhandereko caminha na construção da central de turismo de base comunitária (TBC)

O ano de 2020 anuncia série de atividades para que o TBC se fortaleça cada vez mais nas comunidades tradicionais do FCT Reunidos durante...

Curso fortalece Turismo de Base Comunitária em territórios tradicionais e pesqueiros de RJ e SP

Formação é resultado do Projeto Redes, uma condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama. O Curso de Turismo de...

PUBLICATIONS
related

Etnodesenvolvimento e turismo de base comunitária: qual é o denominador comum?

Está oficialmente lançada a central de comercialização dos roteiros de Turismo de Base Comunitária (TBC) da Rede Nhandereko. Idealizada...

2024

A defesa do território das comunidades tradicionais nos municípios de Ubatuba (SP) e Paraty (RJ): uma análise do Turismo de Base Comunitária.

OLIVEIRA, H.; RICHTER, M.; FOGACA, I. F.

A contribuição do turismo na mudança da cobertura e uso da terra dos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba: uma análise a partir da Modelagem Espacial

MARTINS, Jéssica Silva ; RICHTER, Monika ; CRUZ, Carla Bernadete Madureira ; AUGUSTO, Rafael Cardão

Prancheta 13 cópia.png

Related SOCIAL TECHNOLOGIES

COMMUNITY-BASED TOURISM (CBT)

INTERETHNIC COACHING FOR THE PROMOTION OF COMMUNITY-BASED TOURISM (NHANDEREKO NETWORK)

COOPERATION AND PARTICIPATORY STRUCTURING OF LOCAL ARRANGEMENTS FOR ARTISANAL FISH PRODUCTION IN TRADITIONAL COMMUNITIES

Prancheta 13 cópia.png

Related VIDEOS

  • Youtube

Watch all the videos in the area

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

ODS relacionadOs

ACHIEVEMENTS

Demos suporte técnico para a estruturação de roteiros de TBC em cinco comunidades tradicionais (Campinho, São Gonçalo, Trindade, Aldeia Boa Vista e Quilombo da Fazenda).
Realizamos assessoria técnica, planos de negócio e oito partilhas para a constituição da Central de Turismo de Base Comunitária do FCT (Rede Nhandereko).
Elaboramos site e mapa de bolso para divulgação dos roteiros de TBC da Rede Nhandereko.
Planejamos e desenvolvemos o Curso de Turismo de Base Comunitária, um programa de 100 horas/aula dirigido a 35 lideranças de comunidades tradicionais do RJ e SP.
Realizamos partilhas para troca de experiências em TBC nas comunidades de Palmas, Saco do Céu e Abraão (Ilha Grande/RJ) e na comunidade da Cocanha (SP) .
Colaboramos no planejamento e desenvolvimento de diversas partilhas da Rede de Formação Socioambiental do Projeto Redes.
Elaboramos e publicamos a cartilha "Guia da Rede Nhandereko/FCT para os Primeiros Passos do Turismo de Base Comunitária".
Planejamos e desenvolvemos 11 roteiros de Turismo de Base Comunitária atendendo a cerca de 160 visitantes do I Encontro Internacional de Territórios e Saberes (EITS).
bottom of page