top of page

EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

A educação ambiental crítica visa aprofundar as relações entre seres humanos, sociedade e natureza, promovendo uma reflexão crítica sobre as causas e consequências das crises socioambientais.


Por meio de práticas pedagógicas que estimulam o pensamento crítico e a ação transformadora, este enfoque incentiva a participação ativa de cidadãs e cidadãos na busca por soluções sustentáveis e justas para os problemas ambientais.


Neste contexto, oferecemos suporte técnico e material, facilitamos a partilha de experiências e saberes e estimulamos a participação popular, especialmente no contexto do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos que afetam os territórios tradicionais.

Prancheta 42 cópia 4.png
flower9.png
23_OTSS_FCT_Casa_Dos_Povos_Flip_11a14_07_2019.jpg

Hugo Vilela

Coordenador de Integração Territorial do Mesoterritório RJ do OTSS

Esta é uma iniciativa inovadora para a ampliação da agenda com foco em saúde dos povos e comunidades tradicionais, sobretudo na dimensão das estratégias de fortalecimento dos territórios tradicionais a partir do equilíbrio dos saberes científico e tradicional.

Prancheta 2 cópia.png
23_OTSS_FCT_Casa_Dos_Povos_Flip_11a14_07_2019.jpg

Aline Tavares

Coordenadora geral do Projeto Redes

O OTSS fortalece a Educação Ambiental Crítica no território por meio do Projeto Redes, construindo uma rede de formação que valoriza o território como educador. A defesa dos direitos e modos de vida das comunidades é central para um desenvolvimento sustentável e justo.

Prancheta 2 cópia.png

RELATED NEWS

Prancheta 13 cópia.png

Rede de Formação Socioambiental do Projeto Redes avança no litoral Sul do RJ e Norte de SP

Boletim Anual 2023 e videodocumentário trazem os destaques das ações no último ano. Registro da formatura do Maré de Saberes, em agosto...

Comunidades tradicionais de RJ e SP realizam reuniões públicas sobre o Pré-Sal com representantes do IBAMA e da Petrobras 

Organizados pelo Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) com o apoio do OTSS, encontros destacam desafios e direitos de comunidades...

Curso para lideranças comunitárias aborda relações entre saúde e cultura tradicional 

Formação integra a Rede de Formação Socioambiental do Projeto Redes, uma condicionante do licenciamento ambiental federal conduzida pelo...

PUBLICATIONS
related

Ensino de História na Educação Escolar Indígena e seus conceitos integradores

Boletim Anual 2023 e videodocumentário trazem os destaques das ações no último ano. Registro da formatura do Maré de Saberes, em agosto...

2020

Currículos alternativos e diferenciados na educação escolar indígena: uma perspectiva intercultural crítica

NOBRE, D. B.; VECCHIA, A. B. A.; OLIVEIRA, C. M. D.

A negação da escola como forma social capitalista e os limites do Estado no diálogo com o movimento social: o caso da construção de política pública em educação diferenciada caiçara e quilombola em Paraty, RJ.

Roberta Lopo Bezerra

Prancheta 13 cópia.png

Related SOCIAL TECHNOLOGIES

PARTICIPATORY MANAGEMENT MODEL OF A SOCIO-ENVIRONMENTAL TRAINING NETWORK IN THE CONTEXT OF ENVIRONMENTAL EDUCATION PROGRAMS (POLITICAL-PEDAGOGICAL COORDINATION OF THE REDES PROJECT)

DIFFERENTIATED EDUCATION

INTERINSTITUTIONAL COACHING AND POLITICAL ADVOCACY TO PROMOTE THE RIGHTS OF ARTISANAL FISHERMEN AND FISHERWOMEN

Prancheta 13 cópia.png

Related VIDEOS

  • Youtube

Watch all the videos in the area

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

ODS relacionadOs

ACHIEVEMENTS

Iniciamos a Rede de Formação Socioambiental do Projeto Redes com 111 comunidades tradicionais de 7 municípios em parceria com Ibama, Petrobras, Fiotec, UFF e Unesp.
Realizamos o Maré de Saberes, 1º curso da Rede de Formação do Projeto Redes, com cerca de 75 lideranças jovens, adultas, indígenas, caiçaras, quilombolas, marisqueiras e pescadores.
Realizamos oito cursos com parceiros da Rede de Formação Socioambiental do Projeto Redes, abrangendo cerca de 175 participantes.
Apoiamos a formação e participação de educadores e comunitários em reuniões e audiências públicas relacionadas à exploração do Pré-sal na Bacia de Santos.
Elaboramos metodologias de educação popular para formação política e atuação na gestão ambiental, com foco no licenciamento da cadeia de petróleo e gás na Bacia de Campos.
Contribuímos com o fortalecimento de comunidades pesqueiras e tradicionais por meio de 2.782 ações territoriais (2021–2025) entre partilhas, formações e articulações pela defesa do território.
bottom of page