ECONOMIA SOLIDÁRIA
SANEAMENTO ECOLÓGICO
O saneamento ecológico é uma abordagem que busca soluções sustentáveis para o manejo de água e resíduos, promovendo a saúde das comunidades e a conservação dos ecossistemas. Nosso trabalho nesta área envolve a implementação de sistemas que sejam acessíveis, eficientes e adaptados às realidades locais, sempre em conjunto com formações e práticas pedagógicas de compartilhamento do conhecimento.
Nossa abordagem reconhece que as soluções de grande escala, muitas vezes centradas em infraestruturas pesadas e tecnologias de alto custo, podem não ser desejáveis ou sustentáveis em todas as comunidades, especialmente em áreas rurais e costeiras.
Neste contexto, buscamos reduzir a contaminação ambiental, promover o reuso de recursos e incentivar práticas que respeitem o ciclo natural da água. Isso inclui a utilização de tecnologias sociais variadas, como biossistemas, tanques de evapotranspiração e núcleos de fertilidade, entre outras.



“
Tito Cals
Engenheiro do Saneamento Ecológico da Incubadora de Tecnologias Sociais (ITS).
"O saneamento ecológico é extremamente importante para o OTSS, já que 100% das comunidades tradicionais que nós trabalhamos carecem desse serviço essencial para promoção de territórios sustentáveis e saudáveis. Sanear significa tornar são. Então, com isto em mente, o saneamento ecológico entra nos territórios para torná-los um pouco mais sãos através de projetos com tecnologia social".


“
Sílvio Nei Barreiro
Pesquisador Comunitário do OTSS
"O saneamento ecológico é fundamental. É a base de tudo. A água, por exemplo, é a coisa mais importante nesse contexto. Dentro das comunidades, ele se conecta diretamente com a agroecologia, a pesca artesanal, a economia solidária, o TBC e várias outras frentes que temos. Além disso, o saneamento ecológico nos ajuda a cuidar melhor dos nossos territórios e a colocar em prática nossos conhecimentos tradicionais junto com o conhecimento científico. É uma abordagem que integra tudo isso de forma muito importante para o bem-estar de todos".

RELATED NEWS

Aldeia Rio Bonito inaugura primeiro banheiro ecológico para fortalecer a saúde indígena no território
A construção foi toda pensada junto à comunidade e o sistema escolhido foi o Bioete, que permite o tratamento de esgoto de até 60 pessoas...
Saneamento Ecológico do OTSS recebe prêmio da FioPromos
A tecnologia social foi apresentada durante o Primeiro Fórum Popular de Promoção da Saúde da Fiocruz no Rio de Janeiro "O Saneamento...
PUBLICATIONS
related
Águas do Carapitanga: Cultura e gestão hídrica.
A construção foi toda pensada junto à comunidade e o sistema escolhido foi o Bioete, que permite o tratamento de esgoto de até 60 pessoas...
2019
Saneamento Ecológico: Construindo sustentabilidade com a comunidade caiçara da Praia do Sono
OSWALDO-CRUZ, J. C. H.; ABIRACHED, C.; GALLO, E.

Related VIDEOS

ODS relacionadOs
ACHIEVEMENTS

Elaboramos um plano de ação comunitário para gestão de recursos hídricos na Bacia do Rio Carapitanga em parceria com FUNASA e Prefeitura de Paraty.

Desenvolvemos um Plano de Coleta e Destinação de Resíduos Sólidos e um plano para melhoria da qualidade da água na Praia do Sono em articulação com a FUNASA e AMOSONO.

Implementamos 11 tanques de evapotranspiração e 15 tecnologias de filtro de águas cinzas e círculos de bananeira na Praia do Sono.

Lançamos um guia para facilitar a reaplicação de tecnologias sociais de saneamento ecológico no contexto de povos e comunidades tradicionais.

Implementamos um biossistema no Restaurante Comunitário do Quilombo do Campinho da Independência, em Paraty (RJ). Parceiros: AMOQC, ENSP / FIOCRUZ.

Desenvolvemos um Plano Territorializado de Saneamento Ecológico (PTSE) para guiar processos de saneamento ecológico em comunidades tradicionais.

Realizamos em parceria com a ENSP o “Curso Saúde em Territórios Tradicionais: Tecnologias Sociais em Saneamento”.

Redesenhamos e reformamos um banheiro coletivo com um biossistema para o tratamento das águas na Aldeia Itaxi, em Paraty (RJ).
